Recomendar um restaurante no Facebook pode render ao usuário descontos. Um sistema de gerenciamento criado por uma empresa de Moscou inclui um plano de fidelidade que acumula pontos por meio da participação dos usuários em redes sociais.
Em seu trabalho diário, David Yang dirige a ABBYY, especializada em softwares de reconhecimento linguístico e tradução. Mas, como um apaixonado dono de restaurante, ele identificou uma oportunidade criada por redes sociais como Facebook e Foursquare.
O resultado é o iiko, um sistema integrado que gerencia pedidos, estoques, finanças e segurança. Ele também opera um sistema de fidelidade voltado para a moda dos serviços de geolocalização.
“Motivamos mais os clientes leais, pois caso eles publiquem uma recomendação em seu mural (no Facebook) e seus amigos venham com ele (ao restaurante), a pessoa que recomendou recebe parte do dinheiro gasto por eles (como um desconto)”, disse Yang no Artefaq, um de seus restaurantes. “Seus amigos também receberão vinho, hambúrgueres e mojitos de graça”, disse Yang, que nasceu na Armênia.
Yang espera que o iiko, fundado em 2005 e que recebeu um investimento da corretora Troika Dialog em 2008, gere US$ 50 milhões em receita até 2015 por meio de vendas únicas e acordos de prestação de serviços.
O sistema já está operando em 1,4 mil restaurantes e cafés, incluindo a operação na Rússia do Dunkin' Donuts. Yang pretende fazer com que o iiko seja internacionalizado e atinja 40 mil sites no meio da década.
Fonte: G1
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