quarta-feira, 6 de julho de 2011

10 de julho, dia da Pizza!

Imagens Grátis Pizza Margherita

Um dos pratos mais populares do Brasil, a Pizza é uma paixão nacional. No próximo domingo, dia 10 de julho, é comemorado em São Paulo o seu dia. Instituído em 1985 pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, que organizou o “I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo” e elegeu as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita da capital paulistana. No dia 10 de julho ocorreu o encerramento do concurso e a data foi oficializada como o Dia da Pizza.

Para homenagear a redonda que é quase uma unanimidade nacional, decidimos contar um pouco da sua história. Dizem que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, que os hebreus e egípcios consumiam. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza .

Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com o tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.

Na seqüência, padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.

A fama de Nápoles correu o mundo e, assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba. Foi inaugurada em 1830, e oferecia também produtos para viagem. O restaurante substituiu vendedores de rua que faziam pizzas em fornos de lenha e as levavam para a rua, mantendo-as quentes em fogões pequenos que equilibravam na cabeça. Ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, estava Alexandre Dumas, que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza. A pizzaria está em atividade até hoje, com o nome “Antica Pizzeria Port’Alba”.

Restaurante Antica Pizzeria Port' Alba

Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Nápoles para o resto do mundo foi “um pulo”, pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.

Ela chegou aos EUA, assim como ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa famosa delícia está em qualquer parte do mundo, com os mais diversos sabores e versões diferenciadas, como a que apresentamos no post Pizza mais cara do mundo.

Muitas pizzarias comemoram a data com promoções e novidades atraindo clientes e incrementando suas vendas. E o seu estabelecimento, vai prestar uma homenagem a este saboroso prato?

Fonte: Velhos Amigos
            Hypescience
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário