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quarta-feira, 20 de abril de 2016

5 dicas de marketing voltadas para a melhoria de restaurantes

Imagem: Wikimedia
Diante da queda de refeições fora de casa agravada pela crise econômica brasileira, muitos restaurantes têm fechado as portas. Outros, porém, conseguiram se reinventar para atrair nova clientela e não perder a base de consumidores já estabelecidos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel (empresa especializada em pesquisa de mercado), 1 em cada 3 brasileiros passou a evitar gastos com refeições fora de casa. A partir deste quadro, nada mais essencial do que encontrar maneiras criativas de manter os negócios sem abandonar a qualidade. Tratando-se do ramo alimentício, há profissionais capacitados para oferecer consultoria no momento de fazer um "upgrade" no próprio restaurante.

Neste cenário, surge uma ideia que, em seguida se torna um bom negócio. Adalberto Savioli e Larissa Ferreira fundaram, em 2010, uma agência de comunicação especializada no mercado food service: a Dezemhum . "A ideia é destacar os pontos fortes de cada restaurante e comunicar isso aos seus clientes", afirma Savioli.

"Marketing de Relacionamento", "Branding Design" e "Redes Sociais" são alguns dos "ingredientes" que não podem faltar na receita do sucesso. Por conta disso, a Dezemhum – que trabalha tais elementos de diversas formas, adequando-se às especificidades de seus clientes – resolveu compartilhar algumas dicas pontuais que podem ajudar bastante neste momento de oscilação econômica.

1 - Use o seu diferencial nos conteúdos de comunicação:
O que destaca o seu restaurante de outros, é o seu diferencial. E este diferencial nada mais é do que ser capaz de reconhecer e potencializar seus pontos fortes. Claro, não adianta ser um serviço excelente e pratos não tão chamativos. Ou um ótimo cardápio, mas pouco relacionamento com os clientes. Quando se fala em "diferencial", busca-se chamar a atenção para aquela característica que faz do estabelecimento um lugar único – e principal referência quando alguém buscar o que você tem de melhor a oferecer. Pratos, atendimento, decoração, promoções, etc. – abuse disso e encontre o "forte" do seu estabelecimento.

Imagem: Wikimedia
2 - Seus colaboradores são os embaixadores do seu estabelecimento:
Colaborador feliz, trata todo mundo bem. E isso é muito importante, o marketing "boca a boca", junto de clientes sinceros nas redes sociais recomendando o seu restaurante é melhor que qualquer anúncio de revista. Por isso, ouça o que seus funcionários têm a dizer sobre a rotina de trabalho, sobre as preferências dos clientes e sobre suas expectativas quanto ao serviço prestado, proponha cursos e outras ferramentas de aprimoramento profissional, etc. Assim como em uma grande cozinha, se não houver cooperação, a refeição provavelmente não ficará tão boa quanto poderia ser.

3 - Eleja o seu produto principal:
É ele que vai atrair consumidores, mesmo vendido com margem baixa de lucro, ele vai acabar levando os seus clientes a consumirem outros produtos. O famoso "carro chefe" permite que o restaurante tenha uma "personalidade" e manifeste sua criatividade – base para o "diferencial" citado anteriormente. Procure sempre profissionais que estejam dispostos a sair do "mais do mesmo" e fazer da cozinha um ateliê. Uma receita bem elaborada é como obra de arte: entra para a história.

4 - Comunicação limpa e objetiva:
Sem rodeios. Cliente gosta de saber o que é oferecido e por qual valor. Sem linhas finas. Criatividade aliada a propaganda ajuda a manter o nome do negócio lá em cima. Isso não significa ser "frio" no momento de passar informações básicas. Se possível, tenha sempre uma alternativa caso o cliente questione o que lhe é passado. Algo que encontre o "meio termo" entre as necessidades da casa e as expectativas da visita.

5 - Jogue confete nas conquistas:
Pode parecer egocêntrico identificar suas conquistas. Mas comunicá-las é muito importante. Primeiro porque reconhece o esforço de toda a equipe. Segundo porque demonstra à concorrência que seu estabelecimento tem um lugar no mercado. Celebrar a vitória não significa dizer que a luta acabou – ou seja, que não é preciso continuar se reinventando para lidar com as adversidades econômicas. Celebrar significa enaltecer os ganhos e reforçar o fato de que o comprometimento é o melhor caminho para a superação. Se puder emitir comunicados à imprensa, emita. Mas lembre-se: mais importante do que simplesmente citar sua conquista e marca é demonstrar ao público como foi todo o processo.

Para saber mais dicas e aliar uma estratégia de marketing eficiente em seu restaurante, entre em contato com a Dezemhum. A equipe também está presente nas redes sociais, pronta para tirar qualquer dúvida e receber sugestões.

Via Dino
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