Busca

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Restaurante inova no atendimento e substitui garçons por robôs

Um restaurante na China, o Dalu Robot, está chamando a atenção do mundo todo por possuir garçons não muito comuns: robôs programados para a função. Alguns são especializados em servir bebidas, outros em  receber os clientes, e outros em atender às mesas.

Imagem: foto de divulgação

Inspirado pelo temas exploração do espaço, tecnologia e inovação robótica, o proprietário do Robot Dalu, Zhang Yongpei, espera mostrar com seu restaurante que a China é uma potência no desenvolvimento de tecnologia.

Os clientes entram no restaurante mal iluminado forrado com luzes de neon piscando para simular um ambiente futurista, um robô feminino recebe e cumprimenta os clientes. Durante a refeição, eles são entretidos por um robô que dança e fala.

Para facilitar a locomoção dos garçons mecatrônicos, as mesas ficam dispostas de maneira circular e não podem ser alteradas, pois caso isso ocorra os robôs podem acabar batendo em clientes e errando as mesas que devem atender. 

Zhang disse que espera lançar 30 robôs - que custam 6000 dólares cada - nos próximos meses e, eventualmente, desenvolver robôs com a capacidade humana de poder subir e descer as escadas.

Mas vale dizer que não são apenas robôs que trabalham no local. Humanos são responsáveis por várias funções, como controle de estoque, controle do fluxo de caixa e, principalmente, cozinha. Afinal de contas ainda não existem robôs com capacidade para cozinhar de acordo com as exigências de cada consumidor.


Leia mais em: Tecmundo
                      News (em inglês)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário