quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pipocas gourmet são tendência em restaurantes

O mundo gastronômico tem uma nova estrela: a pipoca! Elas saíram das salas de cinema e estão invadindo os cardápios de bares e restaurantes, em todos os continentes. Com roupagens turbinadas e bem variadas, elas estão surpreendendo o paladar do público, combinadas com temperos e acompanhamentos super diferentes.


Flor de sal, pimentas mexicanas, curry, cheddar e até a brasileiríssima paçoca são exemplos de ingredientes que elevaram a pipoca ao patamar de "snack gourmet". 

Segundo Staffan Terje, chef-proprietário do Perbacco Ristorante, em São Francisco, a pipoca é um excelente ingrediente para a combinação de sabores, sendo mais neutra que as batatas-fritas, tortillas chips e nozes. 

Segundo o site Animale, o precursor das pipocas gourmet foi o pâtissier Pierre Hermé, que incluiu três versões adocicadas no menu de sua casa parisiense. Mas hoje, existem várias empresas diferentes que disponibilizam combinações bastante inusitadas, aos seus clientes. Uptown Popcorn, Lé Popcorn, Kukuruza Gourmet Popcorn, Garrett Popcorn, são algumas lojas especializadas na iguaria, que oferecem opções como:

  • Pimenta e queijo
  • Cheesecake de morango
  • Sweet & Spicy churrasco
  • Buffalo Ranch
  • Chocolate Toffee Almond
  • Maçã verde
  • Bubble Gum

A Populance, localizada em Nova York, oferece sete sabores, inclusive alguns feitos em parceria com uma vinícola neo zelandesa, e a possibilidade do cliente criar sua própria combinação.

Em Las Vegas, os três amigos Oliver Morowati, Zelma Watsubo e Jean Francois Chavanel, utilizaram o nitrogênio líquido, uma ferramenta típica do arsenal de chefs, para criar a pipoca frozen. A idéia para o deleite nasceu de experimentações. "Existem muitos bons restaurantes que usam nitrogênio líquido", disse Chavanel. "A ideia era encontrar um produto para usar com o nitrogênio que todos pudessem apreciar". Os amigos decidiram então abrir um negócio para vender a novidade. Encontraram um ponto em um shopping center e abriram a sua loja de Pipoca Gourmet, a Popped Gourmet Popcorn.

Eles oferecem diferentes opções de pipoca a cada dia, que vai desde pipoca com queijo até um mix de pipoca doce.

O milho congelado assume uma textura diferente. Além de fria, a pipoca é crocante, e os gases presos no núcleo são forçados para fora durante a alimentação, criando uma sensação borbulhante na boca. "A parte divertida é que a maioria das pessoas nunca experimentou algo assim. É novidade", disse Watsubo. 

O petisco especial começa a desembarcar no Brasil, especialmente no eixo São Paulo-Brasília. De acordo com o Animale, o restaurante neojaponês Miya, a doceria Folie e o buffet Arroz de Festa, localizados em São Paulo, oferecem versões da pipoca gourmet. Em Brasília, o Tribeca NY, está fazendo sucesso com a sua especialidade, as pipocas gourmet!

              Animale
              Ebony Peoples
              Vegas INC
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