sexta-feira, 15 de julho de 2011

Restaurante que mistura sustentabilidade, inovação e tradição

O restaurante japonês Bentô, no Rio de Janeiro, surgiu com o intuito de aliar a rapidez de um fast-food com a qualidade da culinária japonesa. Bentō (弁当, べんとう) é um tipo de marmita japonesa para uma pessoa, em geral é quadrado e tem divisões. Pratos quentes vão de um lado, molhos e temperos de outro, e sushis em outro compartimento separado, daí a origem do nome do restaurante. Vários aspectos nos chamam a atenção na proposta deste estabelecimento. Uma delas é a maneira como os combos são disponibilizados: eles são cobrados pela quantidade de compartimentos do bentô, o cliente tem a liberdade de incluir no pedido o que ele preferir pagando por valores tabelados.

O conceito do restaurante é exemplo de inovação e sustentabilidade, tradição e convencional. O cardápio exposto no topo, assim como todo o interior da loja lembram um restaurante de fast-food. Veja as fotos clicando no link  aqui.


Sustentabilidade é a ordem. Esse conceito gerou embalagens criadas com um pensamento sustentável e que rendeu um iF, um dos prêmios mais importantes do design mundial. As embalagens para viagem, fáceis de montar e produzidas sem o uso de cola (o que não impede a sua reutilização), foram concebidas a partir de uma única lâmina de papelão recortada e vincada, sem desperdício de material, misturando inovação e sustentabilidade.

O delivery sempre resulta em grande volume de resíduos, principalmente de plástico e papel. Pensando nisso, foi criada uma embalagem que pudesse gerar o mínimo de lixo possível.

Para abrigar as comidas, foram criados compartimentos de plástico feito a partir de garrafas PET. “Esses cubos plásticos podem ser reutilizados e são recicláveis”. A ideia venceu o prêmio IDEA Brasil de melhor design em embalagens em 2010.

“Esse tipo de negócio vai surgir cada vez mais e pensar nisso já é uma obrigação do designer”, diz Nicole Rutkevich, uma das responsáveis pelo projeto. Para ela, está ocorrendo uma mudança de paradigmas até mesmo em grandes empresas que, aposta, vão passar a seguir o conceito.


Fontes: 3Minovação
             Sushiblog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário