Metade bar, metade restaurante. Este é o conceito dos Gastrobares (também conhecidos como Bares Gourmet, ou Gastropubs), que fazem muito sucesso no exterior e agora chegaram no Brasil. Com o objetivo de unir a alta gastronomia, representada por seus pratos bem elaborados e ingredientes selecionados, à descontração mais informal e sem frescuras dos botecos, os gastrobares tem conquistado muitos clientes.
A presença de um chef de cozinha é o principal diferencial deste conceito, com relação aos outros bares. O chef é responsável pela criação de cardápios bem elaborados e variados, que podem ser encontrados em restaurantes finos. Porém, com a particularidade de serem servidos de uma maneira mais simples, podendo ser apreciados em um balcão e compartilhados com os amigos.
Uma porção de bolinhos de risotto, polvo com vinagrete de maracujá, ou ainda queijo camembert de cabra coberto por crosta de macadâmia e mel trufado, são exemplos de iguarias servidas neste tipo de estabelecimento.
Essa é uma alternativa criativa para atrair um público que não está disposto a pagar os altos preços dos restaurantes de alta gastronomia, e não se sente muito à vontade em ambientes formais, mas gosta de saborear pratos bem elaborados. “Aqui se usam técnicas de alta gastronomia, mas mantendo o preço de bar”, explica o chef e proprietário do Back Gastrobar, Dudu Borger, na reportagem Bares Gourmet do site da Istoé.
Para conhecer mais sobre esta tendência gastronômica acesse:
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