terça-feira, 28 de junho de 2011

Restaurantes em sites de compras coletivas

Os sites de compras coletivas já são hoje em dia, uma prática muito popular para a captação de novos clientes e gerar grande visibilidade da marca. A utilização desta ferramenta é uma opção para restaurantes, lanchonetes e similares, que não pode deixar de ser considerada. 


Se observarmos pela visão do cliente, comprar através do site de compras coletivas, é muito interessante, pois a cada dia ele pode encontrar novas ofertas diferenciadas, e assim economizar, sem deixar de conhecer novos estabelecimentos. Já pela visão do empresário, a oportunidade de anunciar em um site de compras coletivas traz muitas vantagens, mas também algumas dúvidas. Essa é a razão deste novo post, apresentar alguns prós e contras do universo da compra coletiva:

Vantagens para o estabelecimento:

– O estabelecimento poderá atrair novos clientes, que não conseguiria em condições normais. Os sites de compras coletivas tem um imenso cadastro de pessoas que querem receber ofertas.;

– Atrair novos consumidores para conhecer o produto em promoção, que em consequência poderão adquirir outros produtos. O objetivo é chamar o cliente pela promoção, mas aproveitar a sua visita para fidelizá-los através de um bom atendimento, por exemplo. Dica: Nunca trate os clientes com cupom de desconto de forma diferente dos seus clientes antigos, só porque estão comprando em uma promoção, pois caso contrário, você não conseguirá conquistá-los;

– A exposição da marca através dos anúncios do site de compras é barata. A empresa fica exposta e conhecida, pagando ao site somente se as ofertas atingirem o número mínimo de compradores, e através de uma comissão sobre o valor vendido. Na verdade, são ações de marketing virtual sem os enormes gastos que poderiam estar envolvidos. Com as exposições nos perfis do Twitter e Facebook do site de compra coletiva, o estabelecimento pode acabar atraindo mais seguidores e contatos para seus próprios perfis.

- Geralmente as pequenas empresas e empresas locais tem pouco capital para investir em grandes propagandas. Os sites de compras coletivas oferecem a oportunidade do estabelecimento ficar mais conhecido e conquistar clientes a um baixo custo;

Desvantagens para o estabelecimento:

– A venda em massa de descontos pode atrair um tipo de cliente que não está interessado em se tornar fiel ao estabelecimento. Ele só quer tirar proveito do desconto;

– Receber muitos clientes sem ter prática no serviço, estoque suficiente, funcionários preparados, nem capacidade de produção adequada, pode ser muito ruim e queimar a sua reputação. Dica: Dê um prazo longo para os clientes utilizarem seu cupom, e deixe claro que é obrigatório agendar o serviço com antecedência para manter a qualidade do atendimento;


Diante destas informações, podemos perceber que hoje é possível aproveitar a força de toda a coletividade trazida por meio das redes sociais e da internet para gerar negócios. E uma das formas de gerar negócios na internet é através das compras coletivas. Quando se tem visibilidade e uma oferta atrativa, mesmo que por apenas um dia, se torna mais fácil a geração de negócios. Apesar de ser uma ótima oportunidade, em termos de visibilidade, a compra coletiva é uma alternativa a curto prazo que deve ser devidamente analisada a sua viabilidade em cada estabelecimento.

Encontramos esta matéria que saiu no site Revista no Varejo, em que um dos sócios fundadores do Big X Picanha conta a experiência da rede em anunciar descontos em um site de compras coletivas. No caso do restaurante Big X Picanha, a promoção foi o maior sucesso, e inclusive foi o recorde de compras no Peixe Urbano.


E a sua empresa, já teve alguma experiência com os sites de compras coletivas? Foi boa ou ruim? Compartilhe com a gente!


Fontes:
Artigonal
Konfide
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