quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cheiros em bares e restaurantes podem fazer cliente gastar mais

O olfato, assim como o paladar e a visão, é um dos sentidos importantes para criar e reforçar a imagem de uma marca de um estabelecimento do ramo de alimentação. A visão que consiste no que o cliente observa quando entra no estabelecimento é o ambiente, a decoração e a iluminação. O paladar se refere ao que o cliente degusta, ou seja, os pratos e bebidas servidos no local. Esses dois itens geralmente são o foco de atenção e preocupação dos donos destes estabelecimentos. Em muitos locais temos a preocupação com a audição, relacionado as músicas ambiente ou tocadas no lugar.
Agora quanto ao olfato, muitos estabelecimentos não se lembram. No entanto este é um sentido que se devidamente valorizado pode ser bastante atrativo para os clientes. 
Leia abaixo a reportagem que saiu no R7, sobre o assunto:
"Um estudo feito na Holanda descobriu que bares, restaurantes e, principalmente, casas noturnas cheirosas dão mais prazer aos seus clientes. O resultado disso é que os clientes acabam gastando mais e voltam mais vezes ao local. Para os pesquisadores, máquinas que liberam cheiros agradáveis podem sem uma boa alternativa para esses estabelecimentos.
Para realizar o estudo, os cientistas, da Universidade Delft de Tecnologia, na Holanda, liberaram três tipos de fragrâncias em três casas noturnas. Eles então fizeram um questionário com 849 jovens, de pouco mais de 20 anos.
Os resultados mostraram melhoras significativas nos níveis de dança, prazer, música e humor dos voluntários.
- Se os visitantes sentiram mais prazer na casa noturna, e dançaram mais, estimulados pelos aromas, então será maior também o número de pessoas que irão voltar a esse lugar ou indicá-lo para outras pessoas.
Segundo o pesquisador Hendrik Schifferstein, os bons odores podem fazer as pessoas dançar mais, além de melhorar o humor e o prazer de curtir a noite.
Para alcançar esse objetivo, os cientistas sugerem a instalação de máquinas de cheiros agradáveis que poderiam minimizar os odores ruins.
O objetivo é se preocupar com os cheiros da mesma forma que se faz com as luzes e os sons, diz Schifferstein.
- Assim como a luzes e sons criam a atmosfera perfeita, a combinação com os aromas pode enriquecer a experiência multissensorial." (Fonte R7)
A reportagem foca em bares, mas temos exemplos de redes famosas que se utilizam desta estratégia, investem em uma fragrância própria para fortalecer a marca e serem reconhecidas à distância pelo seu cheirinho inconfundível. Este é o caso do Mc Donald's, do Hard Rock Café, do Hotel Hilton, e dos parques da Disney.

Free Stock Photo of Touche

Algumas curiosidades sobre os aromas (fonte Greenleaf Brasil):
  • No caso dos parques da Disney, eles se utilizam do aroma de pipoca para ativar o apetite das pessoas.
  • O aroma de baunilha é ideal para bares, restaurantes e cafeterias, pois a sua fragrância adocicada é confortante e uma espécie de ativador de apetite.
  • Em Buffets, fragrâncias de frutas, especialmente de uva, deixam o local mais receptível.


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