Busca

terça-feira, 6 de maio de 2014

Restaurante não produz lixo há dois anos

Alguns restaurantes produzem cerca de oito litros de resíduos por hora. Acreditando que este número é um desperdício absurdo, um restaurante localizado em Chicago, EUA, elaborou um plano de sustentabilidade, que levou este estabelecimento a produzir esta mesma quantidade de lixo em inacreditáveis dois anos!

Imagem: YouTube

É isto mesmo, há quase dois anos o Sandwich Me In não esvazia as suas lixeiras. O responsável pelo feito é o proprietário, Justin Vraney, que abriu sua lanchonete com o objetivo de que o local para alimentação rápida tivesse desperdício zero. Para isso, o restaurante funciona com energia sustentável e recorre a diversas alternativas sustentáveis. Os ingredientes são provenientes de produtores locais, e utilizam o mínimo de plástico e papel possível. 

Todos os resíduos produzidos pelo restaurante, como os restos de comida e o óleo de fritar, são reutilizados ou reaproveitados de outras formas. As sobras de salada tornam-se matéria-prima para hambúrgueres vegetarianos, por exemplo. Os alimentos que não podem ser reaproveitados são doados para fazendeiros alimentarem seus animais. “Pratico os cinco ‘R’", comenta Vraney, referindo-se à redução, reutilização, reciclagem, aos quais ele ainda adiciona “rejeição” e “reaproveitamento”.

Boa parte do lixo descartado no restaurante é resultado dos restos trazidos de fora pelos clientes, como copos descartáveis de café. A história é tão incrível que a NationSwell, uma empresa de mídia digital que conta histórias inspiradoras de norte-americanos, decidiu colocá-la em um vídeo, que você pode ver, a seguir:


Quanto ao único saco de lixo produzido pelo restaurante, ele foi doado a um artista plástico que o usará em uma nova obra, desta maneira, nada acaba no lixo.

Fontes: Green Savers
               Revista PEGN


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário