Busca

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Restaurantes melhoram certificação sanitária com consultoria

Empreendimentos de cidades-sede da Copa do Mundo contam com o Sebrae para seguir normas da Anvisa



Consultorias tecnológicas e uma cartilha informativa vão ajudar bares e restaurantes das cidades onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 a se adequarem às regras de segurança alimentar, conquistando melhores classificações junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os pequenos negócios poderão aderir ao projeto-piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação da Anvisa, iniciativa do Sebrae que vai mostrar aos consumidores as condições de higiene de seus empreendimentos. 

Os estabelecimentos serão inspecionados pela vigilância sanitária e classificados de acordo com um sistema de pontuação– que vai de 1 a 5. A adesão é voluntária. Os restaurantes selecionados podem ser conhecidos no site da Anvisa. A expectativa é de que até 2015 sejam categorizados aproximadamente 2,5 mil serviços de alimentação em 11 das 12 cidades-sede da Copa – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, além do estado da Paraíba. Em maio de 2015 será divulgado um relatório com os resultados do projeto.

“As normas nem sempre são estruturadas com a participação efetiva do segmento, por isso, os donos de pequenos negócios muitas vezes não sabem como implementá-las. Nosso papel é exatamente esclarecer essas propostas e fazer com que, na prática, os empreendedores consigam ofertar serviços de qualidade”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Durante o evento de lançamento da solução de categorização do setor de alimentação, em Brasília, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a importância da segurança alimentar para o setor. “Em alguns países o ensino básico já inclui a segurança alimentar na grade curricular. Por aqui, estamos cada vez mais focados nesse tema. Prova disso é nossa parceria que vai disponibilizar uma solução enxuta, focando as principais exigências sanitárias e tornando possível que os empresários as coloquem em prática”, diz. 

A categorização vai trazer um legado positivo para todo o setor do turismo. É o que destaca Juarez de Paula, gerente de Atendimento Coletivo e Serviços do Sebrae. “Os investimentos fazem com que todo o setor se torne referência internacional. Por isso, temos que investir em qualidade e competitividade para deixarmos um legado positivo”.

“E o mais importante é que o empresário que investe em qualidade sanitária será valorizado e vamos comunicar isso ao consumidor”, completa Ângela Castro, especialista em regulação da Anvisa.

Autoavaliação 

Durante o evento de lançamento, a analista Hulda Oliveira Giesbrecht, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, explicou como o empresário pode aproveitar a solução. Quando o restaurante participar do projeto de categorização, o empresário poderá realizar uma autoavaliação prévia do seu negócio e, por meio de uma cartilha elaborada pelo Sebrae e pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), conhecerá as exigências da Anvisa. Ao identificar o que está em inconformidade com sua empresa, ele poderá elaborar um plano de ação para sanar os problemas encontrados.

Outra ferramenta procurada pelos empresários é a consultoria tecnológica. Com ajuda de um consultor, que faz duas visitas ao estabelecimento, é possível colocar em prática as mudanças e adaptações necessárias. Na primeira visita, o consultor faz uma checagem dentro da empresa de alguns itens –como estrutura física, higiene e manipulação dos alimentos, proteção dos trabalhadores e qualidade das matérias-primas e ingredientes. Na segunda visita, o consultor apresenta oportunidades para melhoria, indicando as ações que devem ser adotadas para melhorar sua categoria.

"A vantagem da consultoria tecnológica é que o agente já é formado pelo Sebrae no programa Alimento Seguro. Ele conhece bem exigências regulamentares de manipulação de alimentos, incluindo a Resolução RDC nº 216/2004, usada como base na categorização feita pela Anvisa", destaca Hulda Giesbrecht.

Bons resultados

Os resultados da consultoria não poderiam ter sido melhores para a empresária Maria Isabel Azevedo, que há 20 anos atua no ramo de alimentação. Graças às visitas de duas consultoras do Sebrae ao restaurante Âncora Caipira, que fica em Natal (RN), ela conseguiu organizar os documentos pendentes e ganhar o alvará de funcionamento. Além disso, investiu em melhorias nas instalações. Quando a lista de verificação da categorização foi aplicada, a empresa teve um bom desempenho.

“A categorização reconhece os restaurantes que investem em procedimentos e cuidados com a saúde do consumidor. Aspectos que, muitas vezes, o consumidor não consegue identificar. Estar nos melhores grupos da categorização nos torna uma referência. Estou confiante”, diz Maria Isabel. Os restaurantes como o da empresária de Natal estão na fase da autoavaliação. As Anvisas Locais farão visitas aos estabelecimentos participantes em agosto e setembro para categorizá-los.

Outras cidades que não sediarão jogos da Copa do Mundo 2014 também podem participar do projeto, ficando a cargo do estado fazer a indicação oficial. A Paraíba, por exemplo, por causa de sua posição geográfica e por decisão do governo estadual em inseri-la no processo, foi incluída.

A proposta é uma iniciativa pioneira, baseada em experiências bem-sucedidas em várias cidades como Nova York e Londres e em países como Nova Zelândia e Dinamarca. As experiências apontam uma grande aceitação por parte dos consumidores e uma melhoria significativa do perfil sanitário dos serviços de alimentação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário