terça-feira, 26 de março de 2013

Paixão pela culinária japonesa vira negócio lucrativo

A nutricionista Tatiane Soares Silva é proprietária do Maguro Sushi Bar, em Vila Velha (ES), restaurante especializado em culinária japonesa e oriental. Após muita luta, incluindo ter largado seu emprego estável, ela conseguiu realizar seu sonho e abriu seu próprio negócio. No cardápio, pratos grelhados e empanados, além de opções para quem gosta de alimentação vegetariana.

“Ter meu restaurante era um sonho desde a adolescência, então comecei a trabalhar cedo na área com intuito de juntar dinheiro e adquirir experiência. Fiz nutrição e atuei durante alguns anos como nutricionista e gerente nos restaurantes de uma rede de supermercado do estado”, lembra Tatiane. A partir daí, a empresária juntou sua vontade e o sonho de empreender com a paixão viciosa pela culinária japonesa.

Aproveitando o bom momento desse setor, que vinha ganhando mercado no Espírito Santo, Tatiane decidiu investir. “Foquei nisso. Juntei dinheiro, visitei vários restaurantes japoneses do estado e principalmente de São Paulo. Saí do meu emprego na época e fui à luta. Enfrentei muita dificuldade, não foi fácil, mas estava decidida”, afirma.

A empreendedora conta que passou por problemas com mão de obra, gestão, documentação, administração de capital de giro e em relação às exigências burocráticas para se abrir uma empresa. Tatiane admite, porém, que esses obstáculos poderiam ter sido minimizados caso tivesse buscado ajuda. “Percebi que não havia me preparado tanto quanto achava. Mas não desanimei, tentei me manter focada e acertar o erro, fui persistente e aprendi”, ressalta.

Em 2012, buscando enriquecer sua pesquisa sobre gestão de empresas para uma pós-graduação, Tatiane Soares Silva conheceu o Sebrae no Espírito Santo e descobriu que tinha muito a ganhar com o apoio da instituição. “Agradeço todos os dias por ter ido ao Sebrae e ter tido a oportunidade de conhecer o Empretec”, comenta.

Tatiane participou do Empretec, seminário do Sebrae que desenvolve as características do comportamento empreendedor. Sua vida mudou e seu negócio também. “Aprendi muito sobre meu eu empreendedor, identifiquei pontos fortes e fracos em mim mesma, o que me possibilitou abrir novos horizontes, definir e conseguir minhas metas mais facilmente, tornei-me uma pessoa ainda mais motivada. O curso me deu uma visão incrível e consegui, então, alavancar a minha empresa”, conclui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário