A redução do desperdício, aliada ao uso da tecnologia, diminui custos e causa impactos ambientais positivos para os negócios do setor.
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A preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado. E isso não é diferente no setor de alimentação fora do lar.
Pequenos negócios como restaurantes, food trucks, padarias, bares e franquias de fast food, pizzarias, vendedores de cachorro-quente, churrasquinhos, doces e frutas, podem incorporar, em seus produtos e serviços, práticas de gestão ambiental.
As empresas que adotam práticas de sustentabilidade têm seus custos reduzidos porque:
- Consomem menos água e energia.
- Utilizam menos matéria-prima e geram menos resíduos, pela otimização do processo.
- Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível.
Além de diminuir gastos, ao adotar essas práticas, as empresas posicionam seus negócios num contexto de mercado mais moderno e competitivo. Assim, seus ganhos ocorrem em duas vertentes: a dos ganhos econômicos e a dos ganhos ambientais.
Ou seja, com a incorporação de práticas sustentáveis aliadas ao uso da tecnologia, seu negócio ganha em produtividade e eficiência, reduzindo custos.
Redução do desperdício:
Da redução de desperdício de alimentos às melhorias no processo de limpeza do local, passando pela redução do consumo de energia, há muito o que pode ser feito para estruturar a sustentabilidade no empreendimento.
Uma das formas mais efetivas é usar os conceitos dos três R’s: redução, reutilização e reciclagem.
Confira abaixo algumas orientações sobre como proceder nessas áreas.
Em alimentos e matérias-primas:
- Evite oferecer mais de três tipos de alimentos como prato principal. Mais que isso as chances de sobras são muito grandes.
- Planeje as compras dos alimentos privilegiando produtores locais, com um cardápio pré-definido que aproveite todos os insumos comprados e armazene os alimentos de forma adequada e organizada.
- Invista em tecnologias de preparo que reduzam gastos. O uso de uma fritadeira elétrica, por exemplo, reduz o consumo de óleo em até 60%.
- Reduza o desperdício de produtos de limpeza.
Em energia:
- Reduza o consumo com o ar condicionado. Utilize modelos adequados para seu espaço e evite a instalação de condensadores em locais que recebam a luz solar.
- Invista em equipamentos com o selo Procel de eficiência energética.
- Otimize o uso de fornos e fogões.
- Evite a iluminação em excesso.
- Não sobrecarregue as instalações elétricas.
Em consumo de água:
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- Verifique a existência de vazamentos na sua empresa.
- Evite enxagues desnecessários na hora da limpeza.
- Adote equipamentos e tecnologias que economizam água, como torneiras com arejadores, acionamento eletrônico ou temporizador por pressão.
- Faça a manutenção periódica dos equipamentos que utilizam água.
- Envolva todos os colaboradores para estimular a redução do uso de água.
Em gestão de resíduos:
- Aproveite os alimentos e insumos em sua totalidade, como os talos de algumas verduras ou cascas de frutas. Não esqueça de ter como base os requisitos de higiene e segurança alimentar da Anvisa, na RDC 216.
- Prefira embalagens ecológicas, retornáveis, econômicas, a granel ou em refil para produtos não químicos.
- Ofereça alguma espécie de reconhecimento para os funcionários que não desperdiçam e destinam corretamente os resíduos.
- Reuse, recicle, use materiais reciclados, incentive e promova a coleta seletiva.
- Sensibilize os profissionais que atuam na sua empresa quanto ao tema.
Além da redução do desperdício para aumentar os lucros, o pequeno negócio da alimentação fora do lar pode investir no uso de tecnologia para tornar-se mais eficiente e lucrativo.
Desde o uso de termômetros inteligentes na cozinha, até a adoção de dispensers para aplicação de molhos e recheios ou de máquinas para abrir e fechar as massas, existem hoje no mercado diversas maneiras de evitar desperdícios e aperfeiçoar a produção.
As novidades tecnológicas para o setor se dividem em duas grandes vertentes. A primeira é a gestão interna da empresa, incluindo:
- A gestão de reservas e de delivery.
- A integração dos sistemas de Costumer Relationship Service (CRM) - tecnologias de gestão que oferecem as informações para que a empresa possa se focar em atender as necessidades dos clientes.
- E até mesmo o aumento da eficiência energética.
Em uma outra frente, as tecnologias avançam também no apoio à comercialização e à divulgação das empresas.
Internet e mobilidade:
Um caminho para as empresas que trabalham com delivery, por exemplo, é adotar o atendimento de pedidos pela internet. Cada vez mais restaurantes e lanchonetes estão aderindo aos aplicativos de celular, como Apetitar, iFood e Pedidos Já, como forma de agilizar o atendimento e oferecer mais uma opção de serviço ao cliente.
Os apps são ferramentas relativamente baratas e que podem trazer inovação não só na parte de delivery, mas também com reservas online, opiniões e avaliações, serviço de descontos, etc.
Outra fonte de divulgação com baixíssimo custo e alto índice de eficiência para o empresário são os sites e as redes sociais. Ao buscar um local para comer fora de casa, o consumidor muitas vezes busca essas informações pela internet.
Dessa forma, é importante lembrar que, para estar à frente da concorrência, seu negócio precisa estar bem rankeado nos sistemas de busca, seja com um site bem feito ou com páginas e perfis atualizados nas redes sociais. Só assim ele irá se destacar para o consumidor na hora da busca.
Utilizar a internet como fonte de consulta habitual sobre assuntos relativos ao setor do seu empreendimento é o caminho para descobrir o rumo à eficiência, à inovação e ao maior faturamento.
Via Agência Sebrae
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