Anvisa prevê classificar restaurantes, como já acontece em outros países |
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está elaborando um projeto onde classificará restaurantes de todo o país, através de notas referentes à higiene dos estabelecimentos.
Esta ideia já foi introduzida em países como a Dinamarca e a Nova Zelândia, e na cidade de New York, nos EUA. Na cidade americana, os restaurantes são categorizados por letras, onde o "A" indica a melhor classificação quanto às questões sanitárias, e a letra "C" é a pior nota. Após a avaliação, o restaurante deve sinalizar, de forma visível para seus clientes, a sua nota.
Um estudo realizado apontou que, após a implantação do sistema na cidade, houve uma queda no número de casos de salmonela (bactéria que pode causar diarreias, vômitos).
Na Dinamarca, a classificação dos estabelecimentos é feita através de carinhas mais e menos felizes, que indicam as condições de higiene dos restaurantes.
No Brasil, o projeto deve começar até novembro, inicialmente em estabelecimentos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ainda não foram decididos como serão o sistema de notas (se será por letras, carinhas, ou outro) e a forma de comunicação da classificação do restaurante (se pela internet ou com aviso fixado no próprio estabelecimento).
Um dos objetivos desta iniciativa é servir como um guia aos turistas estrangeiros que visitarão o Brasil para os jogos da Copa. Mas existe a possibilidade de se estender a iniciativa a outras localidades.
A adesão das cidades é voluntária e haverá recursos federais (R$ 5 milhões) para qualificação de técnicos locais de vigilância sanitária.
A gerente-geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende, disse à Folha de São Paulo: "Queremos mostrar para o consumidor a variação na qualidade mesmo entre os restaurantes com permissão de funcionamento".
Fontes: Folha de São Paulo
Por isso se precisarem de limpeza nos equipamentos de sua cozinha...ligue 11 4220 4393 - COOK SERVICES LTDA
ResponderExcluir