Busca

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Restaurante se prepara para receber selo da ABNT

Orientada pelo Sebrae, empresa passa por auditoria de certificação

O restaurante Tedesco, em Santo Antônio de Jesus (BA), é o único da cidade que está passando pelo processo de adequação do seu espaço físico. O objetivo é receber o selo de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Temos mais três restaurantes em Guaibim, um em Gambôa e sete em Morro de São Paulo que também estão se adequando às normas”, informa o gestor de projetos da Unidade Regional do Sebrae de Santo Antonio de Jesus, André Gustavo.

O Programa Alimento Seguro (PAS), do Sebrae na Bahia e parceiros, visa à melhoria de empresas que trabalham com alimentos. Pode atuar desde a produção da matéria-prima até a fase final, que é a de consumo do produto. O programa não se restringe apenas à manipulação de alimentos, mas acompanha também uma série de normativas estabelecidas pela ABNT, como a modificação da infraestrutura do estabelecimento comercial, o uso de uniformes pelos funcionários, a higienização, produção e armazenamento dos alimentos.

“O restaurante Tedesco é o que está mais avançado na questão de cumprimento dos pré-requisitos. O estabelecimento já possuía uma boa infraestrutura e agora está se adequando para passar para o estágio de auditoria”, declarou André Gustavo. Melentino Antonio Tedesco, proprietário do restaurante, ficou surpreendido com o PAS, principalmente pelas exigências do programa. “Eu tive muitas dificuldades no início, principalmente para encontrar os materiais exigidos. Na Bahia não conseguimos muitos dos equipamentos que precisamos”.

O restaurante está localizado no terminal rodoviário de Santo Antonio de Jesus. Por conta disso, as modificações na estrutura física são mais lentas devido ao processo burocrático exigido pelos órgãos públicos. Mesmo diante do impasse, o empresário não pensou em desistir. Pelo contrário, garantiu que o maior interesse da empresa é receber o selo. “Algumas exigências já foram implantadas: o sistema funcional, as planilhas de acompanhamento das atividades, o acompanhamento do tratamento da água e a qualidade da nossa comida já está no padrão. Nossa vitrine está quase pronta, os termômetros já estão calibrados. Nós já vínhamos realizando algumas ações, mas não registrávamos”, revela o empresário.

A nutricionista do restaurante, Fernanda Coni, ressalta que o programa do Sebrae está sendo de extrema importãncia para o crescimento da empresa. “Temos a consciência de que foi muito positivo aderirmos ao programa. Ações como essa ampliam os nossos horizontes”. Ela acrescentou que o cuidado com a manipulação dos alimentos, uma das exigências do programa, já existia e que devido ao PAS foi mais intensificado. “O cuidado não acaba quando recebemos o selo. Vai ser mantido para que a certificação seja sempre renovada. Ao participarmos do programa do Sebrae e termos a certificação da ABNT somos referência na região”, reforça Tedesco.

Serviço:

Via: Agência Sebrae

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário