Busca

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Programa capacita restaurantes da Baixada Santista

A Liga Gourmet, formada por restaurantes de Santos que se uniram para fomentar o setor, está participando de um projeto inovador do Sebrae em São Paulo. Trata-se do Projeto Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica, que tem como foco estratégico capacitar o empresariado da área turística em toda a Baixada Santista por meio de cursos, workshops e avaliações em gestão empresarial, tendências e inovação para o setor. O objetivo é melhorar a competitividade das empresas.


Para a consultora de Competitividade do Escritório Regional do Sebrae na Baixada Santista e gestora do projeto, Patrícia Ovalle, a possibilidade da cidade de Santos ser escolhida como subsede durante a Copa do Mundo de 2014 (o município pode receber uma ou mais seleções antes e durante o torneio) e a perspectiva do crescimento dos negócios promovidos pelo setor de Petróleo e Gás exigem nova postura dos empresários ligados ao turismo. “O Sebrae enxerga o setor como negócio coletivo. Por isso queremos sensibilizar todos os segmentos ligados à cadeia produtiva para a necessidade da qualificação e profissionalização”, diz.

Em Santos, o trabalho teve início em novembro, com uma avaliação dos 17 integrantes da Liga Gourmet. A consultora do Sebrae para Alimentação Fora do Lar, Karyna Dantas, visitou todos os estabelecimentos, entre os dias 9 e 17 de dezembro, para aplicação de um autodiagnóstico com 100 quesitos do ponto de vista da qualidade e prestação de serviços.

Retorno

Na última reunião do grupo, a consultora apresentou aos empresários um retorno do trabalho, com dicas de como podem melhorar o atendimento. “O formato desse projeto é inovador, pois reúne vários consultores do Sebrae trabalhando juntos no sentido de capacitar os empresários do ramo de serviços da área de turismo. Além dos restaurantes, fazem parte os meios de hospedagem, agências de viagens e atrativos turísticos. E tudo com o olhar dos clientes, pois faz com que o empresário se coloque no lugar deles e enxergue essas oportunidades com outros olhos”, destaca.

No início deste ano, os empresários começam a participar de cursos, seminários e workshops relacionados ao setor. Ao final desse processo de capacitação, a consultora retorna aos estabelecimentos para verificar o que foi melhorado e para dar um retorno e prestar uma consultoria individual, além de verificar resultados.

No encerramento do projeto, haverá uma visita técnica a polos de gastronomia de São Paulo e de outros estados, para trazer novas experiências à região. Além disso, os participantes do Circuito da Mata Atlântica vão fazer parte de um catálogo do Sebrae em São Paulo, uma proposta de comercialização.

Sobre a Liga Gourmet

O fortalecimento do setor de gastronomia na Baixada Santista teve início em 2009 por meio do Projeto Empreender, uma parceria entre o Sebrae no estado, a Federação das Associações Comerciais (Facesp) e associações comerciais da Baixada Santista. Esse trabalho possibilitou a união de empresas de um mesmo setor para o desenvolvimento de ações conjuntas, troca de experiências e cooperação.

Um dos resultados foi a formação do Núcleo de Gastronomia do Empreender em Santos, o que proporcionou o surgimento da Liga Gourmet, lançada no final de agosto de 2010. Em conjunto com a Associação Comercial de Santos, o Sebrae em São Paulo organizou o grupo e ofereceu capacitação para impulsionar os negócios, melhorar a gestão e profissionalizar os serviços.

O Sebrae também realizou para os integrantes um curso do Programa de Alimentos Seguros (PAS), que contribui para a implantação de boas práticas na manipulação e distribuição de alimentos, na redução do desperdício e no atendimento à legislação sanitária.

Serviço
Sebrae em São Paulo - (11) 3177.4831

Notícia da Agência Sebrae.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário