Imagem: Instagram ReturnR |
Já parou para pensar na quantidade de embalagem para marmita/delivery que é gerada todos os dias, e que é descartada logo em seguida, com poucos minutos de uso? Difícil calcular, não é mesmo?
Preocupada com o resultado desta conta e visando reduzir o uso do plástico em seu país, uma empresa da Austrália criou um serviço que promete solucionar este problema, oferecendo uma alternativa para quem compra e vende marmitas “para viagem”, substituindo o plástico descartável, por potes de metal retornáveis.
Imagem: Instagram ReturnR |
Com base em números norte-americanos, calcula-se que as marmitas para viagem correspondam a 23% dos resíduos que têm como destino os aterros sanitários. Foi a partir deste número assustador que o australiano Jamie Forsyth desenvolveu um novo modelo de negócio, o ReturnR, um sistema onde as redes de cafés e restaurantes conveniados oferecem tigelas de metal retornáveis aos seus clientes.
O negócio funciona da seguinte forma:
- As redes de cafés e restaurantes conveniados oferecem as refeições "para viagem" em tigelas de metal retornáveis aos seus clientes;
- O cliente efetua um depósito de 5 dólares australianos como garantia;
- Após a sua utilização, o cliente deve lavar a tigela e entregá-la em qualquer loja participante;
- O cliente então tem 2 opções: ele pode trocar por uma nova tigela, ou é reembolsado pelo valor da taxa.
A empresa garante em seu site que proporcionará uma melhor experiência nas refeições, trocando aquele plástico descartável por um material mais bonito, duradouro, e totalmente sustentável. Todos os materiais utilizados na embalagem são 100% recicláveis ou biodegradáveis, e não acrescentam nenhum custo a mais para o cliente. A tigela retornável pode ser reutilizada milhares de vezes, e ao fim de sua vida útil, a empresa se compromete de encaminhá-la à reciclagem.
O marketing de cada restaurante é feito nas tampas das tigelas, que são confeccionadas em material biodegradável.
Visitamos o site da Returnr, e até o momento existem 20 estabelecimentos parceiros. Segundo o site Ciclo Vivo, a empresa diz que em apenas um semestre já evitou que 20 mil embalagens poluíssem o meio-ambiente, e está tendo grande aceitação do público e comerciantes australianos.
Fontes: Ciclo Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário