Busca

terça-feira, 29 de abril de 2014

Garfo que libera aromas pode mudar e revolucionar o sabor das refeições

O mundo da gastronomia está sempre inovando e renovando, seja em pratos, em sabores, em ingredientes e suas diversas combinações. E pelo visto, inova até em um simples talher, como um garfo!

A empresa canadense Molecule-R Flavors, especializada em produtos para a gastronomia molecular, lançou um garfo que libera aromas. Chamado "Aroma Fork", o garfo visa criar uma experiência diferente ao degustar um prato, "fazendo um truque" com a sua mente através do olfato e do paladar. O nosso paladar consegue detectar cinco sabores: doce, azedo, salgado, amargo e umami. Já o nosso olfato pode sentir cerca de um trilhão de cheiros. Desta forma, o garfo faz o nosso cérebro trabalhar em dobro, tentando identificar os sabores e aromas.

Imagem: YouTube
A novidade funciona da seguinte maneira: Uma cápsula de aroma líquido fica sob o cabo do garfo, juntamente a um papel de difusão, e exala o cheiro de um perfume a cada mordida, gradualmente, durante a refeição. O "Aroma Fork" vem em um kit composto por quatro garfos, 21 aromas, quatro conta-gotas, que são usados para adicionar os aromas no dispositivo das costas do garfo, e 50 papéis de difusão. As opções de aromas são bem diversificadas, como o de chocolate, maracujá, lichia, baunilha, manjericão, hortelã, wasabi, e até de fumaça!

"A ideia inicial era de reinventar o garfo tradicional, apresentar um utensílio que enganaria a mente das pessoas, liberando um intenso fluxo de aromas, mas logo percebemos que o Aroma Fork também poderia se tornar a ferramenta educacional perfeita para aprender a apreciar melhor comida", diz Jonathan Coutu, presidente da Molecule-R Flavors, que atua há 5 anos com soluções que possibilitam aos cozinheiros profissionais e amadores se aventurarem na cozinha, montando pratos que mais parecem experimentos científicos.

A seguir, um vídeo apresenta a novidade:

 

De acordo com o site Springwise, a Molecule-R Flavors está iniciando a pré-venda dos garfos, e as entregas estão previstas para julho deste ano, pelo preço de C$58,95 (dólar canadense), que equivale a cerca de R$120,00.

Fontes: Huffington Post
             Estadão PME
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário