Busca

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cozinheiros de restaurantes não são mais obrigados a usar luvas

Funcionários de restaurantes da cidade de São Paulo não são mais obrigados a usar luvas, enquanto manipulam alimentos. A decisão, tomada pela juíza Alexandra Fuchs, da 6ª Vara de Fazenda Pública, livrou os restaurantes e bares da capital paulista da obrigatoriedade do uso de luvas plásticas descartáveis ou utensílios para manipular alimentos nas cozinhas.

A decisão foi tomada após a ação da ANR (Associação Nacional de Restaurantes) e de médicos que alertam que o uso de luvas pode fazer com que um alimento, manuseado antes, contamine o próximo a ser preparado. O processo é chamado de contaminação cruzada, que só seria evitada caso os funcionários trocassem de luva ao final de cada atividade.

Para a juíza, "a lavagem das mãos, quando realizada da forma adequada, é suficiente para garantir a saúde". Já para o infectologista Jean Gorinchtey, lavar as mãos não é suficiente. "As pessoas não usam escovinha pra limpar o canto das unhas. Então, essa higienização não é completa, não sendo completa, nós não podemos usá-la como mecanismo único de proteção na manipulação dos alimentos", afirma o especialista.

A Secretaria de Saúde disse que não vai se manifestar por enquanto, já que a Prefeitura vai recorrer.

Assista a seguir a reportagem que foi ao ar no SBT:


E você? É a favor do uso das luvas descartáveis na cozinha?

Fontes: SBT
             Folha de SP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário