terça-feira, 5 de junho de 2012

Campanhas ousadas para atrair clientes


Nada como a originalidade para se destacar no mercado! Para isso, uma estratégia de marketing e publicidade é essencial.

Vendo a lista das "Top 10 ideias de marketing e publicidade dos últimos 12 meses", eleitas pela Springwise, e publicadas na semana passada pelo Blue Bus, descobrimos duas ideias originais utilizadas em estabelecimentos de alimentação fora do lar. As ideias são bastante criativas e ousadas. Conheça-as, a seguir:

  • Cartão de Deslealdade:

Lanchonetes em todo o mundo têm utilizado sistemas de cartões de fidelidade por muitos anos, mas em Cingapura, oito cafeterias independentes resolveram criar o cartão de deslealdade. O cartão "Be Disloyal" foi projetado para encorajar os consumidores a descobrir locais diferentes para se tomar um café, unindo as oito cafeterias para crescerem juntas. Entre os meses de setembro e dezembro do ano passado, os clientes puderam pegar um cartão de deslealdade em uma das oito cafeterias participantes. O cartão era carimbado cada vez que o cliente comprasse um café em um destes estabelecimentos. Quando o cartão estivesse completo com o carimbo de todas as cafeterias participantes, os clientes teriam direito a ganhar um café como recompensa.

Competir com grandes cadeias pode ser difícil para as pequenas empresas, mas uma parceria como esta pode servir de inspiração para criar uma concorrência mais forte.

  • Pizzarias conscientizam sobre a fome no mundo: 

Já vimos diversos estabelecimentos fazerem a sua parte para combater a fome mundial, mas duas pizzarias no Paraguai levaram esta ideia a outro nível, e se arriscaram em uma campanha audaciosa: prestaram um serviço deliberadamente lento para aumentar a conscientização dos clientes sobre a fome. 

Em parceria com o Banco de Alimentos da Fundação, a agência Oniria / TBWA convenceu duas pizzarias de Assunção para aceitar pedidos de entrega de clientes, informando-os que a comida chegaria em 45 minutos. Fingindo mau serviço, todas as pizzas foram entregues muito mais tarde do que este período de tempo especificado, incitando a raiva de quem tinha feito o pedido. No entanto, quando as pizzas chegavam, vinham acompanhadas por uma nota que explicava: "Quando você está com fome, você entende de fome". Os entregadores avisavam então que a pizza não seria cobrada, mas todo o dinheiro que eles recebessem, seria doado para a Fundação Banco Alimentar, organização que ajuda no combate a fome.

A ideia por trás do conceito era o de mostrar a fome como um problema genuíno, e não uma irritação de momento, causada por um atraso na entrega. Segundo informações, a campanha ajudou a coletar 50 toneladas de alimentos para o Banco de Alimentos da Fundação, e foi amplamente divulgada na mídia.

Veja o vídeo da ação clicando aqui.

A campanha deu aos clientes uma experiência incomum de pizza, impossível de esquecer. E você, estaria disposto a arriscar a satisfação dos seus clientes por uma única campanha? 

Fonte: Springwise
              Blue Bus
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