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segunda-feira, 24 de março de 2014

Restaurantes podem ser obrigados a divulgar informações nutricionais de alimentos


Restaurantes, lanchonetes e similares poderão ser obrigados a disponibilizar aos clientes as informações nutricionais dos pratos servidos no estabelecimento. A medida consta de projeto aprovado nesta terça-feira (18) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Com a proposta (PLS 489/2011), seu autor, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), quer ajudar o consumidor a fazer escolhas saudáveis nas refeições fora de casa, como forma de evitar o sobrepeso e as doenças decorrentes, como hipertensão e diabetes.

Valadares argumenta que muitos brasileiros trabalham em locais distantes de suas casas, sendo obrigados a fazer as refeições em lanchonetes e restaurantes. Essa tendência nos centros urbanos, argumenta ele, tem resultado no aumento de casos de obesidade.

“Atraídos pelo paladar, pela praticidade e pelo preço, muitos brasileiros baseiam a sua dieta em comidas rápidas, caracterizadas por alta densidade energética, abundância de gordura e carboidratos e escassez de fibras, vitaminas e minerais”, observa o senador na justificativa do projeto.

O autor considera que a disponibilização da informação nutricional dos alimentos servidos pelos estabelecimentos comerciais é condição essencial para que os consumidores tomem consciência do tipo de alimentos que estão consumindo e optem por escolhas mais benéficas.

As informações nutricionais poderão constar de embalagens de produtos servidos já embalados, mas também de cartazes, cardápios, tabelas ou folders, podendo ainda ser disponibilizadas na internet.

O relator na CMA, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), apoia a iniciativa, mas observa que, para surtir os efeitos pretendidos, deve ser acompanhada de campanhas públicas de educação alimentar. Ele apresentou emenda para determinar que a forma de apresentação e a abrangência das informações nutricionais a serem disponibilizadas ao consumidor serão estabelecidas em regulamento pela autoridade sanitária competente.

No regulamento, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devem levar em conta a diversidade de estabelecimentos que prestam serviços de alimentação. O relator também sugere que a Anvisa ajude pequenos estabelecimentos no cumprimento da nova determinação, fornecendo tabelas de composição de alimentos e formas simplificadas de disponibilizar a informação nutricional do prato.

A matéria segue para deliberação terminativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

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sexta-feira, 14 de março de 2014

Mesa interativa touch permite cliente personalizar a sua pizza

Hoje em dia, existem muitos restaurantes que investem em tecnologia para atrair e surpreender os seus clientes. São vários tipos de ferramentas disponibilizadas na internet, tais como personalização de pedidos, sistemas de delivery, acompanhamento do pedido via web, entre outras facilidades.

Com a proposta de criar um diferencial tecnológico e atrativo ao público, a Pizza Hut desenvolveu, junto com a empresa de softwares Chaotic Moon Studios, uma mesa interativa em que os clientes podem personalizar e visualizar as suas pizzas.

As duas empresas desenvolveram o conceito de uma mesa com tela touchscreen, sensível ao toque, onde os clientes podem escolher praticamente tudo de sua pizza, sem qualquer limitação: tamanho da massa, recheio, queijo, molho e cobertura. O cliente ainda pode acrescentar outros pedidos, como asas de frango picantes ou aperitivos de chocolate Hershey. E não para por aí, o cliente ainda pode usar a mesa para pagar a sua conta, e se divertir com jogos interativos, enquanto o espera o seu pedido chegar.

Confira a novidade funcionando, no vídeo a seguir:


A mesa interativa ainda não tem previsão para ser implantada nas lojas da rede.

Fontes: Comunicadores
            Tecmundo
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quarta-feira, 5 de março de 2014

Pizzaria premia clientes com pizza grátis por um ano e é destaque em rede social

Uma promoção simples, como oferecer um ano de pizza grátis a um cliente, pode repercutir mais do que uma grande campanha publicitária nas mídias tradicionais. Foi isso que a Domino’s Pizza do Reino Unido provou, ao lançar no último mês, uma ação de marketing promocional via Twitter.

A campanha no microblog conferiu à empresa o primeiro lugar nos Trending Topics do Reino Unido.

A rede criou uma escultura de gelo de um entregador da Domino’s segurando uma caixa de pizza, que era exibida ao vivo pelo YouTube. Pedindo que as pessoas utilizassem a hashtag #DominosMeltdown em seus tuítes, cada menção aumentava a temperatura de uma lâmpada posicionada acima da escultura que ia, aos poucos, derretendo. O tuíte que coincidisse com o momento da queda da caixa ganharia pizzas grátis durante um ano.

Imagem: YouTube

Depois de seis horas, um dos braços do entregador de gelo se deslocou e a caixa de pizza finalmente caiu, premiando três participantes sortudos.

A campanha contou com 12 mil participantes, com aproximadamente dois mil tuítes por hora. A hashtag #DominosMeltdown ficou em primeiro lugar na lista dos Top Trending Topics do Reino Unido. 

Confira abaixo o vídeo da ação promocional, criada pela agência Iris London:



Fonte: Promoview
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