Busca

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O desperdício em restaurantes

Qual o empresário que não quer eliminar o desperdício em seu restaurante? Este é um dos principais objetivos dos proprietários de qualquer estabelecimento de alimentação fora do lar. O desperdício não se refere apenas a comida que sobra no prato do cliente, ou que ficou no buffet, mas também envolve gastos desnecessários e evitáveis com energia, água e outros produtos.

Se a empresa não se atentar neste ponto, certamente ela estará jogando dinheiro fora. Transformar o desperdício em lucro e responsabilidade social é uma iniciativa que todos podem tomar. Com esta atitude é possível aumentar os lucros, fazer mais contratações, investir em melhorias para o próprio negócio, e torná-lo mais sustentável.

Confira no vídeo a seguir, dicas para implementar em seu negócio:


E você, já tomou alguma medida contra o desperdício em seu estabelecimento?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Restaurante japonês do interior baiano investe na gestão

Buscando qualidade de vida e mais tempo com a família, o empresário Filipe Almeida retornou à cidade natal, Vitória da Conquista (BA), depois de morar em São Paulo, onde aprendeu os segredos da culinária japonesa. Percebendo uma oportunidade de negócio no terceiro maior município da Bahia, ele resolveu abrir o restaurante japonês Nakaya, que em japonês significa começo, tranquilidade.


Segundo o primo de Almeida e administrador do empreendimento, Weliton Ricardo, a comida japonesa é bem aceita no Brasil. “A mídia impulsionou isso e, mesmo não tendo planejado, pegamos carona nessa onda. Hoje, já estamos há seis anos no mercado e, até o final de fevereiro, vamos inaugurar mais um Nakaya, mas com outro conceito”, revela.

O cardápio do restaurante oferece sushis, sashimis, temakis e pratos quentes, além do teppanyaki, uma receita com carnes e legumes, uma das preferidas dos mais de 200 clientes que passam diariamente pelo estabelecimento, que emprega 24 pessoas. Com a inauguração do novo empreendimento, mais 28 funcionários devem ser contratados.

Desde 2013, a empresa é atendida pelo Sebrae por meio do programa Agentes Locais de Inovação (ALI). “Confesso que fiquei surpreso com a visita inesperada do agente, mas, quando ele apresentou o programa, percebemos que era uma boa oportunidade para melhorar a gestão da empresa”, relembra Weliton.

Depois do diagnóstico e do plano de ação estabelecido pelo agente e a consultora sênior do programa foram indicadas algumas soluções do Sebrae. “Iniciamos o registro da marca Nakaya por meio do Sebraetec, que já está em fase final, além do curso Gestão Financeira – do Controle à Decisão, que nos ajudou muito a organizar a vida financeira da empresa, de modo que hoje sabemos de fato os custos e lucro do restaurante. Também participamos de várias capacitações nas clínicas tecnológicas”, relembra o administrador.

Segundo o ALI Jonathan Gusmão, também foram indicadas ações como o cartão fidelidade, pesquisa de satisfação e o cliente oculto. Outras soluções serão oferecidas para a empresa em 2014. “Como melhorias no layout interno e reposicionamento da marca, por meio do Sebraetec, capacitações do Programa Sebrae para Empresas Avançadas, Diagnóstico Sebrae de Loja, entre outros”, prevê.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cafeteria inova e cobra o cliente por tempo de permanência

Na cafeteria Ziferblat, todas as bebidas e comidas são gratuitas! Na hora de pedir a conta, o cliente só paga pelos minutos que ficou na loja. Este é o conceito inovador da rede de cafeterias russa, que desembarcou em Londres.

A cafeteria oferece cafés, lanches, internet, impressora, espaços para reuniões, e energia aos seus clientes, cobrando aproximadamente R$ 1,30 por minuto. Quando o cliente entra na loja, recebe um relógio que contabiliza os minutos de permanência no café. 


A ideia da rede é oferecer uma espécie de "casa na árvore" para adultos, onde a pessoa se sinta em um ambiente que combine um centro cultural, um escritório e um clube. 

A loja acomoda até 40 pessoas, e está fazendo sucesso com clientes, que tendem a se misturar mais uns com os outros, e fazer novos amigos.

A rede Ziferblat possui 10 filiais na Rússia, todas inauguradas nos últimos dois anos, e os planos são levar a idéia a outros cantos do mundo. Segundo o proprietário Ivan Mitin, Londres será um desafio e um teste para que o conceito da cafeteria possa ser implementado em outros lugares. 

Será que a ideia faria sucesso aqui no Brasil?

Fontes: The Guardian
              Revista PEGN
              Independent

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Campanha "grelha" bife em outdoor para promover restaurante

Para promover um restaurante especializado em oferecer bifes grelhados, em diversos tamanhos, uma agência russa lançou um outdoor que "grelha" carne! A ideia inusitada foi da agência RA Voskhod para o restaurante Double Grill & Bar, localizado na cidade de Ecaterimburgo, Rússia.

Imagem: YouTube

Um outdoor com a imagem de um bife foi instalado em uma das principais avenidas da cidade, onde foi “grelhado” pelos próprios instaladores do outdoor, que se vestiram como chefs.

O mais difícil, segundo a própria agência, foi convencer instaladores de outdoors a "ligar" a grelha do outdoor. Apenas dois concordaram.

Confira a ação no vídeo:


Fontes: Exame
             Acontecendo Aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...